segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"MEMÓRIAS DE ADRIANO" - (Para o amigo Adriano Padilha)

Já faz algumas décadas que o céu não é mais o mesmo aos olhos do menino que brincava com as nuvens. As noites na cidade grande nos impedem de olhar estrelas e o progresso que nos reveste apagou o lúdico e o que restou da poesia. Estive algumas vezes com o menino guardião das galáxias e das figuras de algodão que dançam sobre as nossas cabeças. A bordo de conversas sobre deuses e SEMIÓTICA, passamos algumas tardes construindo navios e outros meios de transporte que nos levassem à Idade Média e a outros tempos imemoriais...Só para não deixar que o anoitecer, de dentes afiados e retalhos de verdade, tirasse nossas fantasias onde os sábios, sarcófagos e Afrodite, nos faziam acreditar que o mundo não é apenas uma cama forrada com gelo e circundada por fantasmas e outras criaturas da escuridão. Numa tarde de verão, quando o sol anunciava a sua despedida por mais um dia de trabalho, fomos ao castelo onde vive a família do menino e uma caixinha de preciosidades. Comemos e conversamos muito. Observei a cidade do alto e me senti protegido dos estômagos indigestos que se escondem no aconchego das esquinas. Cheguei ao baile e já era noite. O navio era branco como o céu de outros verões. No rosto, uma máscara inspirada nos carnavais de Veneza. Nas mãos, três cristais encantados, antigos moradores da caixinha de preciosidades, só para não perder a poesia.
Gurgel de Oliveira

9 comentários:

  1. Que belo Texto, amigo. É sempre muito bom lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Gurgel,

    Massa, gostei muito, muito bom esse seu ser inventivo, poder de abstração e fusão com o mítico. Mas ser “...o menino guardião do céu e das figuras de algodão que dançam sobre as nossas cabeças...” é excesso de bondade na descrição de um simples e real cachaceiro. Sinto-me lisonjeado. Tomara que os “cristais encantados” de alguma forma contribuam para a continuidade de sua poesia.

    Abraço.

    Adriano César Padilha Silva.

    ResponderExcluir
  3. LINDETE SOUZA
    ADOREI E ME ARREPIEI!!!!

    ResponderExcluir
  4. Lorena F.
    Adoraria que alguém escrevesse um texto assim para mim, pois é cheio de emoção

    ResponderExcluir
  5. Show de bola , sensacional ....
    A fina FLOR !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo...texto escrito com alma que nos remete a uma leveza poética e a um frescor existencial...bom para ler em pleno carnaval das terras baianas como contraponto à falta de estilo e profundidade reinantes. Parabéns e saudações Gurgel!!!!!!
      cláudio

      Excluir
  6. Parabéns a quem escreve essas palavras cheias de alma e + + + + ......
    bjksss
    Indiara Brasa

    ResponderExcluir
  7. a poesia pode estar no balcão do botequim ou no guarda-roupas trancado. Belíssima homenagem.

    ResponderExcluir