sexta-feira, 15 de maio de 2009

MADRE JOSEFA CLARA

O Convento de Santa Clara do Desterro, fundado em 1677, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, é famoso por sua arquitetura, pelos doces preparados carinhosamente e comercializados na lojinha que funciona pertinho da capela, e pela beleza dos móveis de jacarandá dos séculos dezoito e dezenove, que estão espalhados enfeitando salões, saletas e cantinhos de orações. Segundo alguns historiadores e relatos anônimos, numa tarde chuvosa do ano 1753, a bela Josefa Clara, jovem de família tradicional da época e prometida a Jesus Cristo para todo o sempre, foi flagrada na capela-mor, quase despida, acariciando as partes íntimas do padre Inácio Moreira Franco, substituto do capelão que havia falecido fazia pouco tempo. O escândalo repercutiu na província e logo chegou aos ouvidos da corte, que proibiu, a partir daquela data, o trânsito de padres nos conventos e locais religiosos frequentados por moças que dedicariam suas vidas aos apelos do sagrado. Madre Josefa Clara, de sexualidade imoderada, acometida de profunda tristeza e dores fortes no peito, chorou por muitas noites insones à espera de notícias do amado, mas nunca recebeu sequer umas poucas linhas escritas. Sofrida, sem nenhuma esperança de rever o grande amor, a freira trancou-se no cláustro, rasgou o corpo com uma casca afiada de ostra e deixou-se sangrar... até que os anjos viessem ao seu encontro e cobrissem a sua boca com pétalas de rosas e perdão.
Gurgel de Oliveira

3 comentários:

  1. Eu não conhecia essa história... que triste. Bem ambiente de clausura mesmo. A liberdade mata, sempre, sejam coisas ou pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Madre Josefa Clara, apesar de ter sido uma mulher que viveu em 1753 (uma realidade completamente diferente da de hoje), não difere muito dos reais sofrimentos que muitas outras mulheres têm por causa do amor! Talvez a única diferença seja o fato de se rasgarem com giletes e tesouras, não mais com cascas de ostras afiadas. Espetacular o blog e os textos! Parabéns! Ah... Sou o Vinícius, estagiário do jornalismo lá da TVE!

    ResponderExcluir
  3. Certamente Madre Josefa Clara nunca deve ter sonhado em ser freira, mas naquela época era um orgulho para família ter uma religiosa. Ou ela era tão fogosa que a única solução para acalama a moça era a clausura!

    Mas não deu muito certo!

    ResponderExcluir