terça-feira, 19 de outubro de 2010

INANNA, O ORÁCULO DO CRESCENTE FÉRTIL



Entre os rios Tigre e Eufrates,  área integrante do Crescente Fértil,  os sumérios construíram barragens, canais de irrigação e diques que concentravam uma grande quantidade de argila, matéria-prima usada na fabricação de utilitários, artesanato e placas onde estão impressas ideias e significados do pensamento daquele povo, através da escrita cuneiforme. Politeísta, a sociedade suméria acreditava em várias divindades ligadas aos fenômenos da natureza e aos sentimentos humanos como o amor, o ódio e a vaidade. Inanna, a deusa mais popular da época, luz da Mesopotâmia, era sinônimo de austeridade, sensualidade e magnetismo que evocava e seduzia o mais descrente dos mortais. Construtores e arquitetos de muito talento, os sumérios projetaram e edificaram Cidades-Estado como Eridu, Uruk, Kisch Nipur e Ur, templos artísticos e funcionais que impressionaram a antiguidade entre os anos quatro mil e mil novecentos e cinquenta,  antes de Cristo. Os Zigurates, enormes construções de formatos piramidais, serviam para guardar grãos e, hoje, o que sobrou impressiona turistas curiosos e estudiosos de civilizações que não desvendaram os seus segredos ao mundo contemporâneo.Os sumérios e o seu território foram surpreendidos pelos Amoritas e Elamitas, invasores de orígem persa. Nem a deusa Inanna, com toda a sua força e fúria de mulher e oráculo conseguiu impedir o massacre. Está tudo registrado nas placas de argila espalhadas pelos museus do mundo. O barro é como o olhar de Inana...Simples e revelador.
Gurgel de Oliveira

Foto: pormenor de painel em argila que retrata o cotidiano dos sumérios. Museu do Iraque.

Um comentário:

  1. OLÁ! VC CERTAMENTE NÃO SABE QUEM SOU MAS,DEVO CONFESSAR QUE AMEI O SEU BLOG! ELE É BEM EDUCATIVO E TEM TEXTOS QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A NOSSA CULTURA.AMEI A SUA MANEIRA DE DISCERNIR AS PALAVRAS E SE FAZER ENTENDER NAS ENTRELINHAS.
    AGORA,ME APRESENTANDO:MEU NOME É ISLENE,EU SOU ESPOSA DO SEU AMIGO DA TVE(DENILSON MOTA O CAMARA IRMÃO DE PARABRISA) O MEU BLOG É O (DOM DAS PALAVRAS) O LINK É:http://isbbude.blogspot.com/
    obrigado por agradar os meus olhos com palavras tão culturais e bem aproveitáveis! abraços e fica com DEUS.

    ResponderExcluir